5 de jun. de 2013

Cuidados Capilares #2: Cauterização


Já tem um tempinho que eu falei nesse post aqui sobre os meus cuidados capilares com o Monovin. Pois bem, hoje eu vou dar continuação falando de uma hidratação poderosa que eu fiz recentemente: a Cauterização. Pra entender melhor como funciona, vou primeiro explicar um pouco sobre a parte técnica (e chata) da coisa.



A Cauterização é um tratamento que reestrutura todo o fio por meio de uma espécie de cicatrização nas camadas do cabelo repondo a queratina, principal componente necessário pra que ele se mantenha hidratado. A queratina é uma proteína que ajuda no processo de formação do corpo, em especial as unhas e o cabelo. Isso significa que todos nós temos naturalmente essa proteína nos fios, mas com o uso de químicas e até mesmo a poluição, ela acaba se perdendo. Logo, o cabelo passa a sofrer um desgaste pela necessidade dessa proteína e é aí que começa o aspecto seco e quebradiço.
Porém, todavia, entretanto... a premissa de que "tudo em excesso faz mal" é válida aqui também: quando o cabelo é tratado com muitos produtos à base de queratina (condicionador, shampoo, leave in, óleos, etc) ele  passa a sofrer o efeito inverso, deixando os fios bem ressecados. Uma dica é fazer esse processo 1 vez por mês ou a cada 2 meses.

Agora vamos lá. Como fazer essa tal cauterização?
O processo é bem simples e vou explicar como é o passo a passo do produto que eu uso.



1)
É necessário lavar bem o cabelo com um shampoo anti-resíduos (eu costumo lavar 2x como faço com qualquer shampoo). Como o nome já diz, esse shampoo tira os resíduos do cabelo, como restos de cremes, oleosidade e poluição. Na hora que você passa sente o cabelo com uma textura muito seca, eu morri de medo porque meu cabelo ficou duro parecendo uma vassoura e eu pensei que fosse quebrar tudinho! Só depois fui entender que é necessário utilizá-lo pois só quando tiramos bem os resíduos é que conseguimos abrir todas as escamas do cabelo, e quanto mais camadas abertas, mais longe a hidratação consegue chegar e maior é a sua eficácia.

2) Depois da lavagem eu passei um creme de tratamento à base de queratina e fiquei cerca de 5 minutos com ele na touca térmica. Caso você não tenha essa touca, pode utilizar o secador mesmo, basta secar até sentir que o produto absorveu bem no cabelo. Essa dica é boa pra qualquer outro creme que você for usar pra hidratação, pois o calor ajuda a ativar os componentes do produto.

3) Enxágue bem o cabelo e depois seque novamente com o secador. 

4) Primeiro, separe uma mexa fina e passe nela a Queratina Líquida. Não precisa borrifar muito, dependendo do tamanho do seu cabelo, umas duas borrifadas  já pegam todo o comprimento.

5) Passe a chapinha para fixar a queratina nos fios.

6) AHAZA, GATA!!!!!!!

7) de nada.



Esses produtos aí que eu tenho são do Kit Profissional, que é usado por cabeleireiras e por isso não sei dizer quanto sairia esse processo no salão. Mas dei uma pesquisada e vi que existem kits de Cauterização pra se fazer em casa, à venda em várias perfumarias! Só tomem cuidado na hora de comprar a Queratina líquida, pois algumas marcas recomendam que você a retire logo após a chapinha. A que eu faço pode ser deixada no cabelo normalmente, então eu geralmente lavo cabelo só depois de 2 dias que é o meu tempo de lavagem comum.


O resultado é instantâneo mesmo, é aquele tipo de hidratação que você faz e quando termina, passa a mão no cabelo, abre a boca, arregala os olhos e fala NOOOOOOSSA! Deu até uma melhorada nas pontas do meu cabelo que estavam ressecadas.

É isso! Tentem incluir a Cauterização na rotina de hidratação de vocês, vale muito a pena! O cabelo fica super macio e permanece assim por um bom tempo. Acho que essa foi a hidratação que eu mais gostei.

Um beijo e boa semana!

11 comentários:

  1. Vane, de quanto em quanto tempo você faz a cauterização?? Adorei esse post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 ves ao mês Ari, mas como seu cabelo já é maravilhoso faz 1 a cada 2 meses que tá ótimo!

      Excluir
  2. Obrigada ♥.♥

    Adorei a dica! Preciso fazer no meu urgente :*

    Instagram: ferdallan
    http://www.leferblog.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa, não aliso meu cabelo há uns 2 anos! HAHAHAHHA, mas acho que por esse post, deixarei de preguiça e usarei a chapinha, tudo pela hidratação! ♥

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas!! Vou procurar os produtos e fazer no meu cabelo já que ele anda muito ressecado... e Vanessa muito obrigada pelos comentários queridos no blog, me fazem muito feliz viu? E eu uso uma Canon EOS Rebel T3i, bjos!
    alien-days.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas!
    Beijos.
    http://segredosaliados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Acho um pouco chato esse processo, por isso prefiro fazer no cabeleireiro mesmo, mas vale muito a pena. O cabelo fica perfeito!

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita preguiça de fazer todo esse processo, mais vale a pena, com certeza. O cabelo fica incrível! Sempre fiz em cabeleireiro mesmo.

    xoxo,
    little warrior.

    ResponderExcluir
  8. Sou tão relaxada com meu cabelo, sério mesmo. Quando sinto que ele ta seco, vou no cabeleireiro e mando cortar ahhaah. Nunca hidratei de verdade, já tentei hidratar em casa sozinha, mas nunca vi resultado nenhum e no salão é o olho da cara e também não vejo diferença, então nunca hidrato.
    Olha, achei até fácil essa cauterização - pros meus parâmetros. Vou procurar esses produtos e testar em mim, mas preciso deixar a preguiça de lado!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Gostei muuuito do post! Só faltou ensinar como deixar a preguiça de lado! hsuahauhusa
    Mas uma dúvida: shampoo anti-resíduos não é "proibido" pra quem usa química no cabelo? Pelo menos é que eu sei...
    E esse produto que você usa, depois que passa a chapinha, não faz o cabelo continuar molhado? Pelo menos quando faço no salão ele ainda fica, e depois lavam meu cabelo de novo...
    Beijo, seu blog tá demais!
    Larissa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lari sua linda maravilhosa, obrigada por sempre visitar aqui!
      Então, sobre o xampú: não é bom usar sempre, tanto que na cauterização eu faço assim: num mês uso o xampú anti resíduos, no outro mês uso um xampú sem sal e lavo umas 3x antes de passar a queratina em creme.
      E olha esse spray não deixa molhado não, pq antes de passá-lo eu seco o cabelo com o secador, e borrifo ele só um pouquinho antes da chapinha, por isso ele fica seco. Mas cada produto tem um processo diferente, vai ver o seu tem que deixar molhado? rsrs
      <3

      Excluir

Feel free to leave your message!
Obrigada pela visita e volte sempre ♥